A imagem abaixo mostra a constelação do Cruzeiro do Sul (Crux em latim) e a nebulosa do saco de carvão:
Essa nebulosa, escura, possui grande quantidade de gás e poeira interestelar. E ela está a cerca de 600 anos-luz daqui. Esse material não produz luz mas, pelo contrário, obstrui a luz que está atrás da nebulosa tornando a região escura.
Nomeando as estrelas
Em astronomia utiliza-se o genitivo em latim para designar os nomes das constelações. Então Cruzeiro do Sul é chamada de CRUX. E as estrelas são classificadas pelo seu brilho utilizando-se as letras do alfabeto grego.
Há um aglomerado aberto (sistema estelar) chamado carinhosamente de "caixinha de jóias" cuja designação oficial pela IAU - União Astronômica Internacional é NGC 4755.
NGC 4755 próximo à estrela Beta Crucis
Aglomerados estelares são sistemas de estrelas que podem conter milhares ou até milhões de estrelas. Esse NGC 4755 está a cerce de 6.500 anos luz da Terra. A estrela identificada como Alpha Crucis é um sistema triplo, isto é, um sistema composto por 3 estrelas. Grande parte das estrelas da nossas galáxia, a Via Láctea, são sistemas binários (estrelas duplas) ou estrelas variáveis como a CH CRU abaixo:
E há também muitas outras estrelas variáveis como a S CRU, T CRU e R CRU.
Equipamentos utilizados na foto
Essa imagem em destaque foi obtida através de uma câmera Nikon D610, com uma lente Samyang 85mm e f/1.4, em 5 segundos de exposição com ISO 2.000 com tripé. Frame único, apenas com ajuste de contraste e sem empilhamento ou tratamento de imagem.
Um pouco sobre o município de Tapira, MG
Localizada cerca de 50km ao sul de Araxá, MG, essa pequena localidade possui pouco mais de 4 mil habitantes sendo um excelente local para observar e registrar o céu. As principais atividades econômicas da cidade são a agropecuária e a extração de fosfato. Pelo portal do IBGE temos que atualmente Tapira conta com um impressionante PIB/percapta de cerca de 30 mil dólares, mostrando a riqueza material do lugar.
Tapira também possui ricas paisagens e muito verde. Ótimo local para descansar e ter um maior contato com a natureza.
Vista do pequeno município de Tapira, microregião do Triângulo Mineiro.