PARA UMA NOVA PEDAGOGIA
Apostando em uma nova forma de pensar a educação, propôs-se aqui, em 2013, que a educação devesse estar em todos os lugares possíveis e não somente dentro da escola tradicional. Isso, em verdade, não é nenhuma novidade posto que já tinha sido proposto por Paulo Freire, um dos maiores nomes em se tratando de educadores no Brasil, que a educação deve ir aonde tiver de ir. Quanto mais educação, melhor. Jean Paul Sartre, ao escrever sobre o papel do intelectual na sociedade, defendia a socialização do saber, em todos os lugares, de todas as formas. Michael Foucault nos mostrou que uma educação pulverizada em todo lugar, onipresente, seria indispensável na atualidade.
É nesse pensamento que uma nova pedagogia surge pela proposta de mudança de realidade no bairro Ouro Preto onde a população, alienada, submissa a aproveitadores de todo tipo, tais como politiqueiros de segunda que ainda trocam favores por votos, velho costume de coronelismo eleitoreiro, sofre pelo descaso de uma elite descompromissada com qualquer tipo de valor ético ou moral aceitável.
Com inscrições abertas em outubro de 2013, o curso não tinha duração definida e o aluno frequentava as aulas enquanto sua leitura estivesse insegura. O material didático constava de livros dos anos iniciais do ensino fundamental e material pedagógico diverso tais como jogos de letras e caça palavras. O projeto se encerrou em dezembro de 2014 e teria uma continuação na associação dos moradores do bairro em 2015/16.
Solidariedade à prova: o espaço era mantido por doações diversas proporciona ação social
O APOIO DA IGREJA
Numa incansável trajetória de luta pelos pobres em favor do bem estar social a Igreja Católica se faz presente através do apoio de suas instituições a saber:
Vicariato de Ação Social e Política: tem nos apoiado através da elaboração de projetos e organização de metas para uma ação efetiva;
Paróquia Nossa Senhora do Carmo: referência em ação social que nos inspira e orienta na condução das ações propostas;
Instituto São Tomaz de Aquino: fonte de uma base teológica para que a vivência cristã tenha suporte em argumentos teóricos onde o conhecimento fortalece a fé;
Aulas para adultos ocorria às terças, quartas e quintas-feiras, às 19hs: a caridade pela inclusão